Pular para o conteúdo principal

5 músicas perfeitas para aprimorar o inglês

Alô, pessoas! 
Uma recomendação dos professores de inglês e até de quem fala um idioma fluentemente é assistir séries, ouvir música e sempre procurar a tradução. A música é uma das melhores formas, principalmente para praticar pronúncia e melhorar o vocabulário. 
Há várias músicas que ajudam aquelas pessoas que querem aprender inglês, porque normalmente são fáceis de entender o que o cantor está cantando, porque tem palavras para aumentar o vocabulário ou podem ajudar na formulação de frases. O grande problema é: quais são essas músicas? Bem, é repertório infinito, mas reuni cinco músicas que são perfeitas para quem quer aprimorar o inglês se baseando em níveis. Então, em ordem decrescente, o nível da música vai aumentando. 
Vamos lá! 

5°- All my loving — The Beatles
Como muitas outras músicas da banda, essa música é muito fácil de entender e muito fácil de traduzir. Ela possui frases curtas e são cantadas de forma que dê para compreender o que está dizendo. 
Para quem está começando a aprender, essa música é perfeita porque ela trabalha com pronomes, tempos verbais, conjugação de verbos e, claro, palavras do cotidiano como "tomorrow" (amanhã), "always" (sempre), "everyday" (todo dia), entre outras. 

4°- Happy Together — The Turtles
Essa música é lenta, então dá para perceber a pronuncia de cada palavra com calma. Mas a mágica dessa música está na própria letra, já que ela trabalha com tempos verbais e usam ao longo da música o verbo "to do" (fazer), que é um verbo importante para o idioma. A música também articula bem frases conjugadas em primeira pessoa (eu) e ainda usa o verbo "could" (poderia), que é uma variação do verbo "can" (poder). 

3°- Firework — Katy Perry 
Todo mundo já ouviu essa música, principalmente se já assistiu "Madagascar 3". O motivo para ela estar aqui na lista é o fato de que a música começa com frases interrogativas e, com o tempo, vão aparecendo novas frases na afirmativa e na negativa, é interessante para quem tem dificuldade em formar frases. 
Além da questão de formação de frases, tem, claro, o vocabulário, abreviação de palavra e tempos verbais. 

2°- Starships — Nicki Minaj
Nicki Minaj é conhecida como uma rapper que canta em uma velocidade absurda, mas nessa música, é um pouco diferente. Apesar de ter frases mais rápidas do que o normal, Nicki Minaj canta e pronuncia as palavras com clareza, o que ajuda na pronuncia. Além disso, essa música possui gírias, palavras que não podem ser traduzidas ao pé da letra, palavras diferentes para aumentar o vocabulário, tempos verbais e variações entre frases afirmativas, negativas e interrogativas. 

1°- Stairway To Heaven — Led Zeppelin 
Uma das músicas mais famosas da banda, mais enigmática e uma das maiores está aqui por inúmeros motivos: a música tem muitas palavras que vão além do inglês básico, tem tempos verbais, verbos no gerúndio, conjugação verbal em primeira e segunda pessoa, adjetivos, advérbios e entre muitas outras funções gramaticais. 

Como foi dito, a lista foi feita em ordem decrescente baseada nos níveis, então a mais fácil é a 5° colocada. 
Essas músicas são muito úteis para praticar o idioma e praticar o entendimento do idioma, já que são músicas com velocidades diferentes. 
Uma observação importante é saber que tem diferença entre o inglês britânico e o inglês americano — que são os dois sotaques que as pessoas mais têm interesse em aprender —, e essa diferença inclui na pronúncia de algumas letras, como, por exemplo, os britânicos acentuam mais a pronúncia da letra "t", então raramente você vai ouvir uma palavra que tenha duas letras "t" com som de "r". Por isso, no caso de "All My Loving" e "Stairway to Heaven" é preciso ter uma atenção maior por causa da pronúncia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum