Pular para o conteúdo principal

5 músicas que fazem referências a diferentes tipos de artes

Alô, pessoas!
Quem gosta do mundo da arte sabe que música é um tipo de arte e que muitas vezes a música inclui referências à outros tipos de arte, fazendo uma pequena metalinguagem de "a arte falando da arte".
É comum fazerem referências à literatura, à outras músicas, a filmes, a quadros, e entre outros. 
Assim, por que não conhecer melhor o que nossos artistas falam sobre outros artistas?
Vamos lá!

5°- Viva La Vida — Coldplay
Provavelmente essa é a música mais famosa da lista e não é à toa, já que a mensagem que ela passa é incrível, sem contar de que a emoção que ela transmite é algo único.
O clipe da música mostra o quadro do romantismo "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix. E essa referência tem muita relação com a música, já que o quadro retrata uma revolução que houve na França alguns anos depois da marcante Revolução Francesa. 

4°- Admirável Chip Novo — Pitty
Não é a única música que Pitty faz referência a livros, mas é a mais marcante, já que tanto a letra, quanto o nome fazem referências ao livro "Admirável Mundo Novo", publicado em 1932, por Aldous Huxley. E Pitty faz um jogo de palavras, trazendo a história que o livro conta para o século XXI, quando, no refrão canta verbos no imperativo como se fosse algum tipo de robô, dando a entender a sua interpretação do livro, que fala exatamente sobre uma sociedade dominada pela tecnologia. O clipe da música deixa bem explícito.

3°- Diáspora — Tribalistas
Essa música se popularizou por causa da novela "Órfãos da Terra", mas ela não entrou na lista por isso e sim por fazer referência e ainda citar a primeira estrofe do poema de Castro Alves, "Vozes d'África". 
Ambos poema e música falam sobre "perder a terra", e demonstram um certo desespero sentido pelas pessoas da época do tráfico negreiro no Brasil, como demonstra o poema, e a tristeza de um refugiado, com mostra a música. 

2°- Tomorrow Never Knows — The Beatles
Conhecida como o primeiro rock psicodélico do mundo, essa música faz referência ao livro "Uma Experiência Psicodélica", de Timothy Leary, Ralph Metzner e Richard Alpert, que foi publicado poucos anos antes da música ser lançada. 
Nos primeiros versos da música é citado um fragmento do livro: "turn off your mind, relax and float downstream".
1°- Monte Castelo — Legião Urbana
Uma música que faz duas referências: uma religiosa e uma artística. Renato Russo transformou em música um soneto de um poeta português, Luiz de Camões, onde usa metáforas para conceituar o amor. Renato usou grande parte do soneto (quase 100% dele) e um fragmento encontrado na Bíblia, que é cantado na primeira estrofe da música.
Essa lista poderia ser maior, já que temos muitos compositores, cantores e bandas virtuosas que conseguem fazer inúmeras referências ao mundo da arte, que vai muito além de literatura e quadros, já que a arte não se limita a isso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum