Alô, pessoas!
"Live Aid" e "Band Aid", dois projetos com um único propósito: acabar com a fome na Etiópia. Talvez uma grande maioria das pessoas devem conhecer o grande show Live Aid por causa da performance marcante e única da banda Queen, que ficou eternizada pelos fãs e causa arrepios até hoje em várias pessoas. Mas o Queen foi apenas uma parte desse projeto, já que muitos outros artistas e bandas se apresentaram no mesmo dia.
Para entender a Live Aid, é importante lembrar que no ano anterior, em 1984, muitos artistas se juntaram para promover uma música beneficente, muito parecida com We Are The World, por USA For Africa. A Band Aid, teve o mesmo propósito que USA for Africa — e provavelmente inspirou Michael Jackson e Quincy Jones a criarem o projeto em 1985 —, a música gravada pelo grupo se chama Do They Know It's Christmas?, que arrecadou $10 milhões. Essa música foi o início de um dos anos mais importantes para a história da música.
Como dito, a Live Aid tinha o propósito de arrecadar dinheiro para acabar com a fome na Etiópia. Em 13 de julho, ao vivo de Wembley Stadium, em Londres, milhares de pessoas assistiram a transmissão do show e milhares compareceram para ver as performances dos artistas. Cada artista tinha aproximadamente em torno de vinte minutos para se apresentar e banda Queen ganhou maior destaque.
Mas, além do Queen, muitos artistas se apresentaram. Tinha sido um dia muito longo, então vários artistas pisaram o palco, como Paul McCartney, Elton John, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Paul Young, entre outros.
O show completo durou 12 horas e arrecadou aproximadamente $125 milhões. Quanto à audiência, em Londres, foi de aproximadamente 72 mil pessoas.
Além do festival em Londres, em paralelo ocorria o mesmo festival nos Estados Unidos, dentro do John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, onde cantores como Madonna, Bob Dylan, Eric Clapton, Black Sabbath, The Beach Boys, entre outros.
Esses dois shows beneficentes foram além de um marco na história da música. Também fizeram uma conscientização mundial. Até hoje, muitos artistas se unem para promover eventos como Band Aid, Live Aid e USA For Africa.
O dia que ocorreu a Live Aid ficou marcado como dia mundial do rock.
Comentários
Postar um comentário