Pular para o conteúdo principal

20 frases de músicas para citar em uma redação

Alô, pessoas! 
Se você já prestou Enem ou vestibular isolado, com certeza já deu de cara com uma redação com um tema que se encaixaria perfeitamente com uma citação de algum filósofo, sociólogo ou poeta famoso, certo? Mas aí você acaba esquecendo qual é a frase ou simplesmente não consegue pensar em nenhuma, ou não conhece nenhuma. 
Por isso, existem músicas com citações incríveis e que vão te fazer lembrar se você conhecer a música bem. Dessa forma, reuni 20 citações de músicas para você usar em várias de suas redações. 
Essas citações não vão servir para todos os temas existentes em vestibulares, mas podem ser de grande ajuda com temas relacionados a problemas ambientais, consumismo, intolerância e preconceito, alienação, saúde, qualidade de vida, valorização de algo etc. Também podem ajudar em parágrafos em que se enfatiza algum movimento social, critica algo ou relaciona com algum fator biológico. 
Antes de memorizar algumas dessas frases, lembre-se de tomar cuidado ao usá-las. Pergunte ao seu professor se é correto usar tal frase em tal tema para evitar equívocos e acabar diminuindo sua nota. Vale lembrar também que não serão todos os temas existentes que podem se encaixar nas frases citadas, pois são inúmeros vestibulares espalhados pelo Brasil.  
Vamos lá! 



1— "Onde o rico cada vez fica mais rico e pobre fica cada vez mais pobre." (Xibom Bombom — As Meninas) 
Eis uma crítica social relacionada à desigualdade social no Brasil. A música inteira fala sobre isso, então existem muitas partes dela que podem ser usadas como citação. 

2— "Imagine não existir propriedades." (Imagine — John Lennon)
Essa frase pode servir de complemento para a frase de Rosseau ao criticar a propriedade privada: "o homem é bom, a sociedade que o corrompe". 

3— "A esperança dança na corda bamba de sombrinha." (O Bêbado e a Equilibrista — Elis Regina) 
Uma frase um tanto realista quanto pessimista. É um jeito poético de dizer que a esperança pode se perder a qualquer momento em situações difíceis. Talvez seja um bom argumento para uma tese de um determinado assunto. 

4— "Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia." (Apesar de Você — Chico Buarque)
A música foi um hino ao fim da ditadura militar, mas também pode ser usada para várias situações, tal como uma frase otimista, utilizar como contexto ou comparação.

5— "A perfeição é a beleza da nação. A beleza machuca." (Pretty Hurts — Beyoncé)
Assuntos com questões estéticas é um problema que pode um dia ser abordado como tema de alguma redação. A música critica as pessoas que sentem a necessidade de chegarem ao corpo perfeito. 

6— "Os tempos não são convincentes e a mudança não é livre." (1984 — David Bowie) 
A música foi baseada no livro 1984, por George Orwell, que fala basicamente de um mundo distópico onde as ideias totalitárias tomaram conta do mundo e todos são observados pelo Big Brother. 

7— "Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá." (Até Quando? — Gabriel, o Pensador)
A música em si critica a desigualdade social e outros diversos pobemas enfrentados hojenm dia no Brasil como desemprego, baixa escolaridade e intolerância. O verso citado pode ser versátil em temas ligados, principalmente, com intolerância ou preconceito.

8— "Preconceito sem conceito que apodrece a nação." (Só Deus pode me julgar — MV Bill)
Essa frase é mais ligada ao preconceito racial, já que também é o tema d música, mas pode ser usado para com diversos outros tipos de preconceitos e pode até usar para complemento para uma citação de algum filme, livro ou série. 

9— "O futuro terá cura, o futuro é literatura." (Pseudosocial — Froid)
Antes que use a frase como um ode à literatura, a música se trata da educação no geral, então na hora de contextualizar, é importante evitar generalizações. 

10— "Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão." (Planeta Água — Guilherme Arantes)
Temas ligados a problemas ambientais como seca no nordeste, crise da água ou derretimento de geleiras, podem se encaixar com essa frase — principalmente com a seca no Brasil. 
A música fala de água em praticamente todos os versos, então existem outros que podem se encaixar melhor em uma contextualização diferente.

11— "E foste um difícil começo, afasta o que não conheço." (Sampa — Caetano Veloso)
Essa é uma das melhores músicas quando se trata do processo migratório. E esses versos dizem o quão difícil é para um migrante se adaptar com sua nova vida. Vários temas se relacionam com a música como imigrantes refugiados e êxodo rural.

12— ''A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte.'' (Comida - Titãs)
Valorização da arte e do lazer? Com certeza! Essa frase poderia se encaixar no tema d redação do Enem 2019. E, com uma contextualização, essa frase pode servir como crítica à privação de arte e lazer ou como complemento para algum artigo da Constituição que garante o direito não só à comida, mas como também à arte e ao lazer.

13— ''Você acha que o prende, ele evita você. Você acha que o evita, ele prende você!'' (Carmen, Habanera - George Bizet)
Quer impressionar os corretores com seu repertório vasto? Aqui está um fragmento de uma ópera muito famosa. Ela pode ser usada na contextualização de temas ligados ao machismo ou à misoginia. 

14— ''Algumas coisas na vida eles não querem enxergar.'' (They Don't Care About Us - Michael Jackson)
Quem conhce essa música, ela fala basicamente da repressão que as minorias sofrem - sobretudo, negros - pela socidedade, mas esse verso serve para vários assuntos que muitas pessoas fingem não perceber, então acaba sendo uma crítica a diversos assuntos, de assuntos mais sociais a assuntos ambientais.

15— ''Em suma, você é apenas mais um tijolo no muro.'' (Another Brick In The Wall, Part II - Pink Floyid)
Assim como 1984, essa música fala critica o autoritarismo, mas esse verso critica a alienação das pessoas. Essa alienação pode estar relacionada com diversos temas e também serve como comparação ou contextualização com o livro 1984, de George Orwell.

16— ''E a vida que a gente leva não é nada igual aos anúncios de refrigerante.'' (Anúncio de Refrigerante - Legião Urbana)
Uma crítica ao capitalismo. Se for bem contextualizada, pode se tornar uma ao consumismo ou à globalização.

17— ''Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades.'' (O Tempo Não Para - Cazuza)
Sabe aqueles contextos históricos que algumas pessoas usam para dizer que a mesma história se repete várias vezes com o tempo? Só o primeiro período já é o suficiente para dar ênfase à contextualização histórica.

18— ''O passado é uma roupa que não nos serve mais.'' (Velha Roupa Colorida - Belchior)
Outra vez, uma frase que pode dar ênfase em uma contextualização histórica ou para usar como argumento de conclusão após apontar uma solução para uma determinada problemática.

19— ''E a vida já não é mais vida. No caos ninguém é cidadão, as promessas foram esquecidas; Não há estado, não há mais nação.'' (O Calibre - Os Paralamas do Sucesso)
A música se trata da violência urbana. Pode ser usada como complemento para um dado ou criticar as falhas do governo quando se trata de segurança.

20— ''Se fosse mulher feia tava tudo certo. Mulher bonita mexe com meu coração.'' (Amiga da Minha Mulher - Seu Jorge)
Uma citação caso o tema estiver relacionado com beleza estética, machismo ou qaulquer tema relacionado.

Não se esqueça de colocar as aspas e dizer com clareza quem disse e de explicar a citação para não deixar de forma vaga. Dar também uma breve explicação do autor da frase como ''fragmento da música tal, da banda/cantor tal'', é importante para não deixar palavras simplesmente escritas no papel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso, faz

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan