Alô, pessoas!
Você já imaginou como seria o mundo se os Bestles nunca tivessem existido? Bem, muito provavelmente não teríamos muitas bandas que foram inspiradas pelos Beatles, como os próprios Rolling Stones ou o Oasis. Além de que não teria a beatlemania, e muito provavelmente o penteado e as botas a la Beatles nem iriam ter tanta popularidade assim durante os anos 60.
O filme Yesterday brinca com a ideia da possibilidade de como seria o mundo se os Bestles nunca tivessem existido.
Yesterday é o nome de um filme lançado em 2019 e conta a trajetória de Jack, um músico amador que tenta fazer sucesso com suas músicas autorais, ao lado de sua agente Ellie. Certo dia, Jack sofre um acidente envolvendo sua bicicleta e um ônibus e quando acorda, descobre que ninguém se lembra dos Beatles além dele. Na tentativa de fazer com que as pessoas não se esqueçam dos Beatles, Jack começa a ser intérprete de várias músicas da banda, e age como se as músicas fossem de sua autoria. O que ele não esperava era que ele teria um grande reconhecimento mundial por isso.
Em relação ao enredo, eu achei muito criativo, fantasioso e surpreendente em algumas cenas. Criativo no sentido de criar um mundo paralelo onde os Beatles nunca existiram. Claro que isso não significa que os integrantes de banda não nasceram. No caso do filme, era como se Paul, John, George e Ringo não tivessem se juntado e em vez de formarem uma banda, seguiram suas vidas fazendo outras coisas. Além disso, é importante lembrar do peso que Jack precisou carregar ao se apropriar de músicas de que não são dele, o que desencadeou vários conflitos internos, ao ponto de o personagem chegar à beira da insanidade.
Um ponto relevante a ser tratado é que Jack precisa se lembrar de todas as músicas autorais gravadas pelos Beatles. Então é curioso ver s trajetória do protagonista tentando lembrar de cada música, das mais famosas como I Wanna Hold Your Hand, das menos conhecidas como Sexy Sadie — que, por sinal não foi gravada no filme. E nesse processo, ele grava as músicas como se realmente fosse em 1963, quando os Beatles lançaram o primeiro disco, tentando se aproximar ao máximo das gravações originais.
O curioso do filme é que é abordado uma questão muito polêmica entre os fanáticos pelas músicas antigas e as pessoas que preferem ouvir músicas mais atuais, que é justamente a pergunta "as músicas dos Beatles estão ultrapassadas?". E o filme responde isso mostrando a fama que Jack alcança em tão pouco tempo com músicas como Yesterday, She Loves You, The Long and Winding Road e muitas outras, mostrando que as músicas da banda são atemporais.
O filme há muitas cenas icônicas, dignas do humor britânico, além de variar entre a comédia, o romance, o drama e um pouco de suspense e mistério, dando a um bom fã dos Beatles um ótimo filme para cantar os trechos das músicas e aproveitar para rir, se emocionar e se surpreender com situações completamente inusitadas.
Comentários
Postar um comentário