Pular para o conteúdo principal

O que foi o fenômeno da Beatlemania nos anos 60?

Alô, pessoas!
Um fã assíduo dos Beatles conhece de ponta a ponta o que foi a Beatlemania, como começou e quando perdeu a força, mas nem todo mundo conhece ou entende muito bem o que foi esse fenômeno. Para além de significados por meio de verbetes de dicionários, vamos conhecer um pouco a história da Beatlemania, seus impactos no mundo e, sobretudo no Brasil e como a Beatlemania fez dos Beatles uma das bandas mais conhecidas no mundo inteiro tanto nos anos 1960, quanto hoje. 
Os Beatles em momentos icônicos da carreira. Foto: edição

Tudo começou depois a banda decidiu que o nome seria Beatles, que o baterista definitivo seria Ringo Starr e quando Brian Epstein viu futuro na banda de jovens rebeldes que queriam fazer música. A junção dessas decisões no começo da década de 1960 resultou no primeiro disco dos Beatles: Please Please Me, lançado em 22 de março de 1963 no Reino Unido.
Os Beatles já tinham uma carreira antes de lançarem o primeiro disco, pois haviam gravado anteriormente algumas músicas. Lançaram dois compactos: Love Me Do/ P.S. I Love You e Please Please Me/ Ask Me Why e já faziam shows em bares e boates noturnas, com primeiro registro de John Lennon cantando Ain't She Sweet (junho de 1961), em um show feito em Hamburgo (na antiga Alemanha Ocidental), quando a formação ainda tinha Pete Best como baterista. No entanto não tinham a fama que o primeiro disco deu a eles, e depois desse lançamento, a fama só foi crescendo a cada dia. 
Em 1963 os shows aumentaram, as músicas, que hoje são clássicas da banda, ficaram no topo das paradas do Reino Unido e os Beatles viraram referência de moda entre os jovens britânicos da época. Assim, enquanto os rapazes cortavam os cabelos para se parecerem com um beatle e compravam botas iguais às que a banda usava nos shows, as moças enlouqueciam, gritavam, choravam e imploravam para serem notadas pelos Bealtes. Esse fenômeno de jovens empolgados além do que era visto na época foi denominado de Beatlemania. 
Há duas datas em 1963 que marcam o estopim da Beatlemania: 13 de outubro de 1963, quando os Beatles fizeram um show no Lodon Palladium e os fãs foram à loucura; e 2 de novembro de 1963, quando o termo Beatlemania foi citado pela primeira vez no jornal londrino Daily Mirror.
Foto do Jornal Daily Mirror

Depois dessas datas, a carreira dos britânicos só foi crescendo e novos apelidos foram criados para a banda ao longo dos anos, dos quais The Fab Four é um dos mais conhecidos. Assim, com a fama já conquistada no Reino Unido, era hora de alcançar a América.  
Os Beatles antes de 1964 já tinham considerável fama nos Estados Unidos, mas só viraram um grande fenômeno depois de sua primeira aparição no programa Ed Sullivan's Show, um famoso programa musical que passava aos domingos nos Estados Unidos. Em 9 de fevereiro de 1964 os Beatles cantavam All My Loving e outros sucessos para aproximadamente 73 milhões de estadunidenses. Foi nesse programa que um simples "Ladies and gentlemen... The Beatles" deu aos Beatles o que eles precisavam para ganhar a América. Dessa forma, a Beatlemania chegou a um dos países mais influentes do mundo. 



A partir dali, a moda Beatle era febre e jovens do mundo inteiro cortavam o cabelo como eles e alguns até começaram a fazer música por influência deles, algo que até hoje é presente em novos fãs e em algumas bandas mais conhecidas como Oasis. O público feminino gritava para ter a atenção deles e faziam loucuras para conseguir uma mecha de cabelo de um dos integrantes, gritavam tão alto que mal dava para entender o que os Beatles estavam cantando (considerando a tecnologia das câmeras e das caixas de som da época). Era uma banda jovem, que fazia as próprias músicas, eram engraçados e carismáticos nas entrevistas e tinham a irreverência que todo jovem quer ter. 
Ainda em 1964, o filme A Hard Day's Night mostra um pouco de como a Beatlemania chegava a ser. No filme, John, Paul, George e Ringo passam por diversas situações que a fama concedeu a eles como, por exemplo, os Beatles fugindo de fãs empolgadíssimos ao som da música que dá o nome ao filme e ao disco lançado naquele ano. 


No Brasil, os Beatles já tinham até apelido, devido ao filme que ficou traduzido como Os Reis do Iê-Iê-Iê. Várias bandas brasileiras da Jovem Guarda já fizeram suas próprias versões de músicas do disco A Hard Day's Night e de outros discos também. 
Cena do filme A Hard Day's Night. Foto: Youtube

O disco A Hard Day's Night é divertido como os outros já lançados anteriormente, mas tem uma certa maturidade que os outros não tinham. Esse disco é o começo de uma transição de amadurecimento dos Beatles, um amadurecimento que é possível ver em cada disco e compacto lançado posteriormente. Um exemplo que mostra isso o disco seguinte: Beatles For Sale (1964), que claramente dá para ver a mudança de estilo da banda, o tal amadurecimento, o cansaço e a indiscutível influência de Bob Dylan que é ainda mais visível no disco Help!. 
Em 1965, os Beatles lançaram o disco Help!, e a primeira faixa (de mesmo nome) desse disco transmite o cansaço de John Lennon e uma certa frustração com a vida adulta. O disco como um todo tem músicas mais melancólicas, como Yesterday, músicas realistas como You've Got To Hide Your Love Away e músicas com letras nem um pouco românticas como Ticket To Ride. Além disso, lançaram o segundo filme, de mesmo nome do disco e não teve o mesmo sucesso que o primeiro. Ainda em 1965, lançaram o disco Rubber Soul, que iniciou uma nova fase para a banda.
A questão da Beatlemania, do período que ditava moda e comportamento, foi sumindo conforme iam surgindo novas bandas e novos sons. O amadurecimento dos Beatles também foi um dos motivos para aquele fenômeno tão comum começar a perder força. Os integrantes conheceram experiências e instrumentos musicais diferentes. Assim, em 1966, os Beatles entraram de vez em sua fase psicodélica e experimental com o disco Revolver. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso, faz

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza