Pular para o conteúdo principal

20 músicas para ouvir depois de assistir o filme da Barbie

Alô, pessoas!
O talvez filme mais esperado do ano de 2023, Barbie, O Filme (da diretora Greta Gerwig), tem como data de estreia aqui no Brasil dia 20 de julho e desde o anúncio da produção do filme muitos fãs da boneca estão se preparando para este momento, fazendo da estreia do filme uma grande festa. 
Toda grande festa tem música antes, durante e no pós-festa. A Warner disponibilizou a playlist oficial do filme no Spotify, mas como toda grande festa tem um after, juntei 20 músicas que combinam com uma festa após assistir o filme no cinema. 
A playlist está disponível no perfil oficial do blog no Spotify
Margot Robbie em ''Barbie'' (2023), Dua Lipa, BlackPink, Charli XCX e Iggy Azalea, Aqua, Ariana Grande, Katy Perry, Beyoncé, The Psychedelic Furs, Ice Spice e Nicki Minaj, Reese Witherspoon em ''Legalmente Loira'' (2001), Britney Spears, Cyndi Lauper, Megan Trainor, Bananarama, P!nk, 2NE1, Iza, Bee Gees, pôster do filme ''Barbie: Moda e Magia'' (2010), Fifth Harmony. Foto: edição


Vamos lá!

20- Dance The Night (Dua Lipa)
Essa música, além de estar na trilha sonora do filme, transmite a felicidade e a animação que uma festa rosa ao estilo Barbie tem. Assim como é visto no trailer, muitas Barbies estão dançando ao som dessa música. 

19- Boombayah (Blackpink)
Das muitas músicas de Blackpink, essa em especial tem uma animação parecida com outras músicas da playlist oficial do filme e da trilha sonora. Algo diferente e, claro, com um toque de rosa que não pode faltar em um after do filme.



18- Fancy (Iggy Azalea ft. Charlie XCX)
A Barbie sempre foi conhecida por ser uma fashionista e a palavra Fancy significa chique em inglês, o que diz muito sobre a boneca. Vale ressaltar que o clipe da música faz referência ao filme As Patricinhas de Beverly Hills (1995), protagonizado pela atriz Alicia Silverstone, que lembra um pouco a boneca Barbie por ter cabelos loiros e um senso apurado por moda. 



17- Barbie Girl (Aqua)
Também incluso na playlist do filme, essa música é um grande clássico que ironicamente é mais uma sátira à boneca Barbie do que propriamente uma homenagem. No entanto, ela caiu no gosto dos fãs e no trailer do filme é possível ver referências a essa música quando todas as Barbies se cumprimentam com "Hi, Barbie".



16- 7 Rings (Ariana Grande)
O famigerado "i want it, i got it". Uma das características da Barbie é que ela tem um grande poder aquisitivo para comprar tudo o que quer. Muitas vezes a boneca é retratada como dona de uma mansão enorme com um closet repleto de roupas e uniformes de todas as carreiras que ela já teve. Por isso que essa música retrata um pouco isso, embora a personagem não tenha o hábito de se exibir como a música faz.



15- California Gurls (Katy Perry)
Uma das Barbies mais famosas do mundo é a Barbie Malibu, lançada em 1971. Malibu é uma cidade praiana localizada na Califórnia e essa música da Katy Perry descreve o que uma garota da Califórnia é e o que faz. Embora a música tenha duplo sentido e pouca relação com o público infantil e com a boneca, não podemos ignorar que as bonecas Barbie Malibu são California Gurls. 



14- Run The World (Girls) (Beyoncé)
Os banners do filme ressaltam duas coisas: a Barbie é tudo e o Ken é apenas o Ken. Na música vemos que quem faz o mundo ir para frente são as garotas, algo que o filme parece ressaltar bastante se formos analisar o fato de que os banners mostraram muitas Barbies com qualidades e profissões específicas e alguns Kens que são "just Ken". 



13- Pretty In Pink (The Psychedelic Furs)
Seguindo a linha da playlist oficial do filme, temos várias músicas oitentistas, o que me faz lembrar de um clássico que faz parte da trilha sonora do filme Garota Rosa Shocking (1986). Não podemos falar da Barbie sem falar da cor rosa e do quanto ela combina bem com rosa, ou seja Pretty In Pink (linda de rosa).



12- Barbie World (Nicki Minaj, Ice Spice, Aqua)
Outra música que foi gravada especialmente para o filme e que também está na playlist oficial. Não podemos ignorar que o filme possui algumas músicas que valem muito a pena ouvir antes, durante e depois do filme. 




11- Perfect Day (Hoku)
Legalmente Loira (2001) mostrou para nós a personagem Elle Woods, que é fascinada por rosa, moda e entre outras semelhanças com a boneca. Essa música faz parte da trilha sonora do filme de 2001, foi resgatada em 2012 pelo filme Barbie: A Princesa e a Popstar e atualmente é o nome da boneca Barbie Margot Robbie com seu vestido xadrez rosa.



10- Baby One More Time (Britney Spears)
Por mais que a letra não tenha relação com o filme, tampouco com a Barbie, essa música consegue transmitir uma vibe que combina com as outras músicas citadas. 



9- Girls Just Want to Have Fun (Cyndi Lauper)
Vamos para o ano de 2012, quando Barbie: A Princesa e a Popstar foi lançado e trouxe consigo várias paródias de músicas clássicas, dentre elas esse clássico da Cyndi Lauper. Não apenas pelo filme de 2012, como também pelo filme de 2023, essa música mostra toda aquela energia e felicidade que Barbie (como personagem) tem para fazer festas para suas outras amigas Barbies.



8- All About That Bass (Megan Trainor)
Uma das coisas mais interessantes que a Mattel fez em 2016 e faz até hoje é lançar bonecas Barbie de variadas formas de corpo e tons de pele para promover mais inclusão. O filme de 2023 mostra muito dessa diversidade (podemos reparar isso nos banners oficiais) e essa música fala exatamente de aceitação do próprio corpo de uma forma alegre e dançante. 



7- Venus (Bananarama)
Embora a versão original tenha sido gravada nos anos 60 pela banda Shocking Blue, essa versão dos anos 80 é mais animada e bastante apropriada para uma festa. A relação que essa música tem com a Barbie é quase nula, mas a letra chama atenção uma vez que ressalta várias vezes "she's got it" (literalmente "ela tem isso") depois de mostrar as várias qualidades que ela (a deusa Vênus) tem, como olhos de cristal. Essa questão de ressaltar qualidades lembra bastante o que os trailers e os banners do filme fizeram muito até agora: deixar bem claro que a Barbie pode tudo e pode ser tudo o que ela quiser.



6- Get The Party Started (P!nk)
Há dois bons motivos para essa música estar aqui: ela fala sobre festa e é cantada pela cantora P!nk. Essa música dá um toque punk e pop anos 2000. Uma forma interessante de começar uma festa, visto que o nome já diz por si só. 



5- I am The Best (2NE1)
A Barbie, enquanto personagem, é gentil e humilde, o que significa que ela não se definiria como a melhor ou como a protagonista que está acima de qualquer outro personagem, mas, apesar da letra mostrar o contrário de humildade, ainda segue a linha do filme que é mostrar o quão incrível a Barbie é.



4- Ginga (IZA, Rincon Sapiência)
Como referência à Dance The Night, citada mais anteriormente, temos essa música super otimista e dançante ao estilo brasileiro que combina muito bem com a energia alegre do filme para dar um toque latino à festa do pós-cinema hollywoodiano.



3- Night Fever (Bee Gees)
Outro complemento para Dance The Night que diz muito sobre uma festa durante a noite. A música não tem relação com a Barbie, mas se assemelha um pouco com estilo de Dance The Night, que passa a ideia de continuar com a dança e com a música ao melhor estilo Barbie possível. 



2- Get Your Sparkle On (Barbie)
Barbie: Moda e Magia, lançado em 2010 contou com uma trilha sonora original que diz muito sobre o filme. Essa música é cantada por Rachel Bearer e transmite muito sobre a personalidade da Barbie e mostra a identidade glamurosa do filme de 2010.



1- Anything is Possible (Fifth Harmony)
O grupo feminino já foi homenageado na web série Barbie: Life In The Dreamhouse e no episódio em que elas apareceram e interpretam versões Barbie delas mesmas, ouvimos essa música, que virou quase um hino da Barbie. Essa música lembra dois dos slogans da Barbie (como marca) que é "você pode ser tudo o que quiser" e "tudo é possível", algo que aparentemente vai ser muito bem retratado no filme de 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso, faz

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza