Assim que o dia amanheceu lá
Enfim, de tudo o que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti, tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri
Nessa estrofe o eu-lírico quer dizer que nada no mundo inteiro cresce sem o amor da vida dele. Sem essa pessoa em especial nada cresce, nada vai para frente e o eu-lírico sente isso dentro de si, pois longe da pessoa amada, tudo nele e no mundo para, o que explica a razão do sofrimento sentido por ele.
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor
Aqui vemos uma metáfora que diz que o ato de amar é um deserto grande e praticamente vazio que possui perigos que qualquer pessoa teria muito medo de passar, no caso, amar é um vasto deserto que assusta e que pode ou não ser perigoso. Quando o eu-lírico cita "vida", ele quer dizer que alguém que sobe na sela dessas dores, ou seja, que anda por esse deserto assustador, não sabe voltar e se perde. Reforçando que o eu-lírico necessita da sua pessoa amada para não se sentir perdido.
Vem me fazer feliz, porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
E esqueço que amar é quase uma dor
Agora o eu-lírico finalmente demonstra seu amor com palavras claras. Diz que a pessoa amada desagua nele, isto é, se entrega para ele, enquanto o eu-lírico deságua no oceano. Outra interpretação possível, com direito a licença poética devido ao contexto e ignorando a figura de linguagem zeugma em "e eu, oceano", o eu-lírico quer dizer que a pessoa amada deságua nele igual a um rio que deságua no oceano, quando a água doce encontra a água salgada, ou seja, eles se encontram e acabam se completando e se misturando um com o outro. Logo após ele se lembra da sua tristeza inicial, o que indica que sua pessoa amada desaguava nele no passado e ele sente saudade, por isso continua sentindo essa dor.
Só sei viver se for por você
Para concluir sua declaração apaixonada, o eu-lírico demonstra lentamente a importância dessa pessoa na vida dele.
A letra se repete mais uma vez sem nenhuma alteração.
A conclusões que podemos tirar a respeito dessa música é que ela é extremamente melancólica por se tratar de uma pessoa apaixonada sentindo saudade da sua pessoa amada e demonstrando o quanto essa falta mexe com o seu sentimental ao ponto de usar exageros como supor que amar é um deserto cheio altos e baixos e também é quase uma dor.
O interessante dessa letra é que ela parece simples, mas a junção das palavras muitas vezes podem não ter um sentido preciso e sim ter um sentido abstrato. É muito comum poetas utilizarem instrumentos linguísticos para criarem um sentimento em vez de um sentido em si. Então, no caso de Oceano, vemos um pouco disso. A letra pode, de fato, ter sentido, mas a intenção da música como um todo é fazer com que o espectador sinta a melancolia e a quase dor de amar do que propriamente entender o que é, para o eu-lírico, amar e sentir saudade e medo.
Comentários
Postar um comentário