Pular para o conteúdo principal

"Happy Xmas (War Is Over)": 53 anos do cássico natalino de John Lennon e Yoko Ono que pede paz mundial

Alô, pessoas!

Em 25 de março de 1969, para passar a lua de mel, John Lennon e Yoko Ono iniciaram uma campanha a favor da paz mundial e contra a Guerra do Vietnã (1955-1975). O bed-in (for peace) foi a primeira grande forma de protesto contra a guerra. Eles ficaram em um quarto no Hilton Hotel até o dia 31 daquele mês e receberam a imprensa para falarem um pouco sobre a proposta da atitude a favor da paz mundial. Naquele mesmo ano, John e Yoko fizeram um segundo bed-in em 26 de maio, em Toronto, que acabou em 2 de junho. 
1969 foi um ano importante para a carreira do ex-beatle, já que a partir de sua campanha pela paz com o bed-in, com o lançamento da música Give Peace a Chance e seu afastamento dos Beatles, tudo mudou desde então. A campanha pela paz mundial ganhou um novo rumo em 15 de dezembro do mesmo ano, quando a divulgação dos pôsteres e panfletos com os dizeres "War is over! If you want it/ Happy Christmas from John & Yoko" começou por grandes cidades da América do Norte, de países da Europa e da Ásia: Nova York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdã, Berlim, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.
Esses cartazes que dizem "A guerra acabou! Se você quiser/ Feliz Natal de John e Yoko" começaram a tomar grandes proporções com o tempo, embora algumas pessoas acreditassem que fosse algo passageiro. No entanto, o ativismo pacifista de John e Yoko rendeu dois anos depois uma música que até hoje não se esquece. Em 28 de outubro de 1971, em sua suite no St. Regis Hotel, John Lennon grava a primeira versão de Happy Xmas (War Is Over). E em 1° de dezembro de 1971, o clássico natalino foi lançado nos Estados Unidos e a maior intenção da música era prolongar a mensagem de paz criada em 1969 com uma letra que celebrace o Natal, a esperança e a paz mundial. 

Pôster da campanha em inglês. Foto: Reprodução

A intenção tanto dos pôsteres, quanto da letra da música é mostrar para as pessoas que a guerra pode acabar se as pessoas se mobilizarem verdadeiramemte para isso. Mas, apesar da grande mobilização contra a Guerra do Vietnã desde muito antes da campanha do casal ter sido lançada, a guerra só teve um fim oficial em 1975, 20 anos após ter começado. Além disso, a música não teve sucesso imediato quando foi lançada em 1971 nos Estados Unidos e só foi lançada no Reino Unido no ano seguinte em novembro por fatores internos na gravadora do single. Apesar desses fatores, a música não demorou muito se tornar um sinônimo de esperança de que existia a possibilidade de a guerra acabar um dia.
Com a morte de John Lennon em 1980, Happy Xmas (War Is Over) foi relançada, o que fez com que a música se tornasse um hit. Nos dias de hoje, tanto a música, quanto o pôster ainda são utilizados para passar a mesma ideia. 
No livro lançado em 2000 All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono, de David Sheff, John comenta em uma entrevista de 1980 que foi compilada no livro sobre o sentido da música Happy Xmas (War Is Over): "Yoko e eu escrevemos juntos. Diz: 'A guerra acabou - se você quiser.' Porque ainda era a mesma mensagem: a ideia de que alguém vai nos dar o poder ou [tomou] nosso poder ou nos fez ir para a guerra ou não fez você ir para a guerra. Ou o presidente fez isso conosco. Somos tão responsáveis ​​quanto o homem que aperta o botão. É que a ideia de ‘deus no céu’ é uma coisa separada, sabe? É toda essa separação. É tudo a mesma coisa – nacionalidades, religiões, autoridade – é tudo o mesmo lixo. Enquanto as pessoas imaginarem que isso é algo que estão fazendo com elas, elas não terão controle."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum...

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um ind...

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à ...

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção ...