Pular para o conteúdo principal

10 músicas para ouvir durante o verão

 Alô, pessoas!
O verão é uma estação amada por muitos e odiada por outros. É a estação a qual ocorrem as férias de mais longa duração e, dependendo da localidade, é impossível ficar um dia sequer usando blusa de mangas compridas. 
Uma das coisas que eu particularmente gosto no verão é que as tardes algumas vezes são frescas e o céu adquire uma tonalidade muito bonita e relaxante. Além de que dias muito quentes combinam com um suco refrescante de limão e vários cubos de gelo. Olhando por esse lado, o verão pode ser muito divertido e muito bem aproveitado estando junto daquilo que gostamos. E, obviamente, uma das coisas que eu mais gosto é música! Por isso, decidi mostrar uma playlist que combina perfeitamente com o clima quente do verão pela manhã, o clima agradável da tarde e o clima fresco da noite que, no entanto, nos impede de dormir com cobertas e nos obrigue a dormir com lençóis finos.
Lembrando que eu já fiz uma playlist sobre músicas para ouvir na primavera.
Vamos lá!




10- Sunny Afternoon (The Kinks)
A tradução do título significa ''tarde ensolarada''. Essa música é perfeita para senta em uma cadeira de praia e aproveitar o fim de tarde. Desconsiderando o resto da letra porque não faz muito jus ao verão, temos no refrão uma das frases que mais representam as pessoas em tardes livres no verão: ''lazing on a sunny afternoon/ in the summer time'', ou seja, ''espreguiçando em uma tarde ensolarada no verão''. O ritmo e a melodia favorecem para ouvir durantes um fim de tarde.



9- California Gurls (Katy Perry)
A Califórnia é um lugar nos Estados Unidos onde o sol é quase sempre presente e muitos brasileiros sonham e conhecer as cidades desse estado como Los Angeles e conhecer as praias que inspiraram a Barbie Malibu nos anos 70. A Katy Perry fala na música sobre um lugar quente, refrescante e com garotas californianas bonitas. Não é muito diferente do estereótipo que os gringos colocam na cidade do Rio de Janeiro, certo? E é por lembrar dois locais quentes e de grande turismo no verão que essa música está aqui.




8- A Luz de Tieta (Caetano Veloso)
Um pouco de axé para alegrar e abrasileirar uma playlist veraneia e que agrade a todos. Caetano Veloso, na minha opinião, é um dos cantores brasileiros mais versáteis porque ele não tem um estilo musical apenas. Uma prova disso é as várias e várias músicas envolvendo o axé music. ''A Luz de Tieta'' não é a única música do Caetano que combina com o clima alegre do verão, mas eu preferi dar espaço para outros artistas nessa lista.




7- Pipoca (Ara Ketu)
Não se pode falar em verão no Brasil sem falar em carnaval. Essa música merece estar aqui porque ela transmite toda a felicidade, positividade e animação que o verão tem. Com certeza é quase impossível não querer pular ouvindo essa música em um dia quente.




6- Is This Love (Bob Marley)
Reagge é um gênero musical que muitas vezes combinam com o clima ameno de um fim de tarde no verão. O ritmo relaxante dessa música e um ventilador do lado é tão refrescante quanto um sorvete!




5- Óculos (Os Paralamas do Sucesso)
Com um ritmo contagiante, porém relaxante, essa música merece seu espaço aqui. Consegue se imaginar em um sábado quente, com roupas leves, uma piscina e uma caixa de som tocando essa música? É uma ótima combinação, na minha sincera opinião.




4- Zóio de Lula (Charlie Brown Jr)
Essa música já é um pouco mais praiana, principalmente se a praia estiver vazia. Em todo o ano temos dias quentes e bons para aproveitar a praia, mas essa música passa uma atmosfera de verão, principalmente se você estiver às 15:00h em uma praia de preferência vazia.




3- As Quatro Estações: Verão (Vivaldi)
Vivaldi escreveu quatro músicas baseadas nas estações do ano e uma delas, obviamente é dedicada ao verão. É uma animada e muito provavelmente ela foi composta na intenção de ressaltar a agitação que é um período muito quente durante alguns meses.



2- Saquarema (Blitz)
Caso você não conheça Saquarema, é uma cidade do Rio de Janeiro com praias muito bonitas e com grande turismo. A música fala desse local com praias praticamente paradisíacas. Com um ritmo e uma letra cativantes, com um estilo mais voltado para o reagge, essa música entrega para nós uma tranquilidade parecida com a música do Bob Marley citada anteriormente. 




1- Cante Por Nós (Vintage Culture, KVSH e Breno Miranda)
Uma coisa mais voltada para a música eletrônica para concluir a lista. Essa música, na minha opinião, combina perfeitamente com um luau caseiro, com direito a música no violão e de preferência em uma sexta-feira para combinar ainda mais com a música. 




Existem inúmeras outras músicas que combinam com o verão, mas se fosse colocar todas, iria ser uma lista imensa! Há algumas músicas que combinam com o verão como ''Garota de Ipanema'', de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e os hits do carnaval ao longo dos anos, mas, como foi dito, a lista ficaria enorme. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum