Pular para o conteúdo principal

20 músicas para conhecer o estilo New Wave

Alô, pessoas!
New Wave, para muitos, foi apenas uma fase; para outros, é um estilo de vida. Idependente de quem esteja certo, a New Wave mudou o rumo da música mundial durante o final anos 70 e fez história com muitas das músicas da década de 1980 que muitas pessoas ainda escutam. 
Conhecer a história da New Wave é uma coisa, mas conhecer a fundo o estilo é outra. Pensando nisso, reuni 20 músicas para conhecer esse estilo que tanto conquistou os jovens há muitos anos e conquista muitos jovens atualmente com seu ritmo louco. 
Vamos lá!
Blondie, Devo, Os Paralamas do Sucesso, The Smiths, The Cure, Legião Urbana, The B-52's, The Police, Billy Idol, Blitz, João Penca E Seus Miquinhos Amestrados, Marina Lima, The Bangles, A-ha, Bruce Springsteen, The Knack, Bananarama, Simple Minds, RPM, Titãs. Foto: edição


20- Heart Of Glass (Blondie)
Impossível falar de New Wave sem falar de Blondie. Uma das características interessantes da New Wave é que o estilo misturava punk com algum outro estilo em alta na época. No caso de Blondie, é comum encontrar punk e disco misturados. 
Apesar dessa música não ter tanta relação com o punk, várias outras músicas da banda tenta ir por esse viés punk-disco.



19- Whip It (Devo)
Outra característica importante da New Wave é a irreverência do punk e o alto astral do pop. Esses dois pontos se ligaram e formaram muitas das músicas do estilo é da banda Devo. 



18- Óculos (Os Paralamas do Sucesso)
O Brasil e a New Wave se deram muito bem nos anos 80. Das muitas bandas de rock da época, uma que se destaca por misturar guitarras com ritmos latinos e reagge é Os Paralamas do Sucesso. Ao longo da carreira é possível ver essa mistura em clássicos lançados pela banda e uma delas é justamente essa música.



17- This Charming Man (The Smiths)
Bandas com o estilo parecido com The Simths foram muito comum nos anos 80. Aqui vemos uma espécie de punk suave, com uma melodia dançante e ritmo agitado o sufiente para se encaixar na categoria New Wave. 
Muitas músicas dessa banda tem a irreverência esperada do punk com um pouco de melancolia.



16- Boys Don't Cry (The Cure)
Outra característica marcante da New Wave é que não é sempre que as letras têm cunho político, em comparação à fase inicial do punk. Então, por mais que tenham música do estilo New Wave que critiquem a política, as que mais se destacam são as que não estão ligadas a esse tema. No caso dessa música, vemos uma letra um pouco mais romântica.



15- Fábrica (Legião Urbana)
Muitas músicas da banda têm cunho político e muitas têm cunho mais lúdico, romântico ou melancólico. Essa música é uma das que estão dentro da parte da New Wave que regasta a vontade de criticar tudo que não lhe convém. No caso dessa música, a crítica é contra fábricas que exploram o trabalhor. É uma música agitada e dançante, mas com uma melodia triste.



14-Rock Lobster (The B-52's)
Outra música que não podemos esquecer quando o assunto é New Wave. Uma das bandas mais importantes para o estilo, que tinha uma forma curiosa de fazer música ao misturar características dos anso 60 tanto na forma de se vestir, quanto nas músicas e elementos musicais modernos para a época.


 

13- Roxanne (The Police)
Outra banda que gosta bastante de misturar ritmos diferentes com guitarras. Dos vários clássicos do The Police, essa se destaca porque mistura reagge com um punk já distante do punk-rock dos anos 70.



12- Rebel Yell (Billy Idol)
Essa música é (talvez) a que mais se aproxima do punk e ao mesmo tempo tem uma estética diferente do punk em si. A definição que eu, a autora, daria para essa música é uma mistura de rock com rock e pop: punk-rock irreverente e raivoso do anos 70 com heavy-metal do final dos anos 60 e pop típico dos anos 80.


11- Weekend (Blitz)
Um dos maiores símbolos da música oitentista brasileira com um estilo bastante particular e um tanto quanto teatral, essa é a Blitz. Várias músicas dessa banda se afastam bastante do punk e às vezes do rock como um todo, mas é inegável a criatividade das músicas e o quanto elas fogem do padrão de música da época, o que não deixa de ser uma irreverência.



10- Popstar (João Penca E Seus Miquinhos Amestrados)
Uma música um pouco esquecida ao longo dos anos em relação às outras músicas já citadas, mas não menos importante. O curioso dessa música é que na prórpia letra vemos uma citação da New Wave. Com guitarras um refrão que pode facilmente ser coreografado, essa música define um pouco o que foi o rock nacional durante os anos 80.


9- Fullgás (Marina Lima)
Essa música está entre uma das queridinhas dos fãs das músicas oitentistas por ser um dos hits da época. Marina Lima e Lobão se influenciaram muito musicalmente e esses dois fazem parte do New Wave brasileiro. 
A música não tem sons que lembram punk ou qualquer tipo de rock, mas teve uma contribuição para o rock nacional. 


8- Walk Like an Egyptian (The Bangles)
Rock animado, com penteados que mostram que o glam rock era inevitável àquele momento. Essa música com um ritmo animado conseguiu (talvez) popularizar o andar como os desenhos egípcios. Facilmente essa música entraria em uma festa feita especialmente para dançar.



7- You Are The One (A-ha)
Além de Take On Me, o A-ha tem outra música que muito pode caracterizar os anos 80 e, sobretudo, o estilo New Wave. Apesar de se distanciar bastante do estilo pós-punk e do rock oitentista, não podemos deixar de fora a informação de que o rock se misturou muito com a música pop, criando um meio-termo interessante. 



6- Dancing In The Dark (Bruce Springsteen)
Novamente os sintetizadores e linhas de bateria marcantes. Com uma letra e uma melodia emocionantes, Bruce Springsteen entrega para nós uma música dançante com guitarras que faria qualquer fã dos filmes oitentistas de dança sair dançando no ritmo da música. 



5- My Sharona (The Knack)
Outra música que muito se assemelha com o punk. O estilo New Wave pode ter muitos extremos, mas dificilmente uma música nesse estilo é parada. Essa música é uma das que o rock é mais presente que o pop, quase no estilo de algumas músicas de Billy Idol no início da carreira.



4- Venus (Bananarama)
Sendo um cover de uma música lançada em 1969, da banda Shocking Blue, essa versão de 1986 faz uma alteração, modernizando a música para o estilo da época. Originalmente a versão de 1969 se assemelha com rock psicodélico e tem uma certa leveza, mas a versão de 1986 é um tanto mais agressiva. Não chega a ser rock, mas é uma prova de que a música pop estava cada vez mais surgindo e se misturando com o rock.



3- Don't You (Forget About Me) (Simple Minds)
A música tema do filme Clube dos Cinco (1985) mistura rock e pop de forma inteligente. Consegue trazer ao filme, a partir da melodia e do ritmo, tudo o que os adolescentes representados no filme sentem. A razão para essa música estar dentro do estilo New Wave é porque ela brinca com a mistura agradável de guitarras, teclados e os famosos sintetizadores tão comuns em músicas dos anos 80.



2- Rádio Pirata (RPM)
Paixonite de muitos jovens nos anos 1980, Paulo Ricardo, com seu estilo roqueiro e voz rouca deu aos brasileiros vários hits de rock com os (novamente) famigerados sintetizadores. 


1- Sonífera Ilha (Titãs)
Titãs é uma banda que possui músicas com vários estilos variados. Ainda quando a banda possuía vários integrantes, músicas agressivas muito semelhantes ao punk como Bichos Escrotos e Polícia faziam parte do repertório deles tanto quanto músicas mais animadas como Família, músicas profundas como Marvin e músicas intimistas e até lúdicas e pop como Sonífera Ilha. A banda como um todo passou por muitas mudanças e fizeram muitas misturas ao criar seus grandes sucessos. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso, faz

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza