Alô, pessoas!
Covers de músicas são versões de músicas que um primeiro artista gravou e um outro artista regravou cantando de um jeito diferente em sua voz. É muito comum encontrarmos covers e, algumas vezes, é perceptível saber que é um cover, mas outras vezes, quando é gravado por um artista e essa versão faz mais sucesso que a versão original, dificilmente alguém conhece a versão original. Quando o cover faz mais sucesso que a versão original, há alguma confusão sobre qual é a versão original e a resposta geralmente é chocante.
Prepare-se para conhecer alguns covers que ficaram mais famosos que suas versões originais e que conseguiram confundir muitas pessoas.
Vamos lá!
Foto: Freepik
10- Please Mr. Postman
Um clássico do segundo disco dos Beatles, With The Beatles, de 1963, na verdade é um cover. A banda gostava muito das músicas vindas dos Estados Unidos e algumas músicas dos primeiros discos lançados pelos Beatles são covers de músicas estadunidenses.
A versão original de Please Mr. Postman é do grupo feminino The Marvelettes e foi lançada em 1961. A música marca a estreia do grupo e dois anos depois os Beatles regravam para o segundo disco.
Versão original de Please Mr. Postman
9- Girls Just Wanna Have Fun
Uma música atemporal que faz sucesso pelas redes sociais e pela memória de quem foi jovem nos anos 1980 não é de Cyndi Lauper. A versão lançada pela cantora em 1983 é um cover do cantor Robert Hazard, que gravou a música pela primeira vez em 1979, ao lado de sua banda The Heroes, quatro anos antes de Lauper lançar sua versão.
A princípio foi apresentada a música para Cyndi Lauper, mas ela não gostou da ideia, porque ia contra alguns de seus princípios. Para a alegria de muitas gerações, a cantora acabou aceitando a proposta, fez alterações na letra de Hazard na intenção de dar à música um olhar feminino e regravou o que seria um clássico da música pop.
Versão original de Girls Just Wanna Have Fun
8- Primeiros Erros
O ano é 2000 e Capital Inicial eterniza Primeiros Erros na gravação do Acústico MTV. Essa é uma música que não pode faltar nos shows ao vivo do banda e que também é um cover. As pessoas que viveram a época talvez se lembrem de que a versão original é de Kiko Zambianchi, mas fãs mais recentes de Capital Inicial já pensaram pelo menos uma vez que Primeiros Erros era da banda.
A música foi lançada pela primeira vez em 1985 por Kiko Zambianchi, mas o vocalista da banda Dinho Ouro Preto dá os devidos créditos ao autor da música na versão do Acústico MTV.
Versão original de Primeiros Erros
7- I Love Rock 'n Roll
Miley Cyrus? Britney Spears? Joan Jett? Quem fez o primeiro sucesso?
O ano é 1981, Joan Jett estava construindo sua fama após sua antiga banda The Runaways terminar e lançou um dos maiores clássicos do rock já como Joan Jett and The Blackhearts. A música fez tanto sucesso na sua voz que muitos acreditavam que a música fosse realmente dela, mas na verdade é um cover de The Arrows, uma banda inglesa-americana que lançou I Love Rock 'n Roll em 1976, cinco anos antes de Joan Jett.
Versão original de I Love Rock 'n Roll
6- Tainded Love
Um sucesso momentâneo do TikTok em 2021 e um hit de 1981, da dupla britânica Soft Cell, é um cover de uma música lançada quase 20 anos antes da versão oitentista. Em 1964 a cantora estadunidense Gloria Jones gravou a primeira versão de Tainded Love ao estilo soul.
Versão original de Tainded Love
5- O Passageiro
Em 1991, com o disco Eletricidade, Capital Inicial lançou a música O Passageiro, que depois entrou no Acústico MTV da banda em 2000. O interessante dessa música é que ela não oculta o autor original, que no caso é Iggy Pop. A versão original, The Passenger, foi lançada em 1977 no disco Lust For Life, e o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, achou que seria uma boa ideia regravar a música do cantor estadunidense, uma vez que percebeu que ele podia fazer uma tradução quase literal e que ficaria sonoro sem mudar a ideia da música original.
Versão original de The Passenger
4- Querem meu sangue
É uma questão bastante interessante. Duas grandes bandas brasileiras gravaram suas versões e a versão original é de um cantor jamaicano. The Harder They Come, de Jimmy Cliff, foi a inspiração para a música Querem meu sangue, do disco Titãs, disco de estreia da banda Titãs, lançado em 1984. Dez anos depois a banda Cidade Negra gravou sua própria versão da música, o que acabou fazendo mais sucesso no Brasil, na versão de 1994, do que na versão de 1984 e da versão original de 1972.
The Harder They Come é uma música que faz parte da trilha sonora do filme jamaicano de mesmo nome, conhecido por Balada Sangrenta no Brasil. Estrelado por Jimmy Cliff e dirigido por Perry Henzell, o drama foi um dos responsáveis por popularizar o reggae no mundo e impulsionar a carreira de Jimmy Cliff, que já era grande na época.
Versão original de The Harder They Come
3- O Astronauta de Mármore
Em meio a grandes sucessos nas rádios em 1989, destaca-se O Astronauta de Mármore, da banda Nenhum de Nós. Para além de uma tradução da música Starman, de David Bowie, lançada em 1972, O Astronauta de Mármore é, também, uma homenagem ao cantor e ao alter ego criado por Bowie, Ziggy Stardust. A música possui vários simbolismos que nos levam a lembrar de David Bowie, Ziggy Stardust e da tradução literal da versão original.
Versão original de Starman
2- Beggin'
Sucesso nas rádios e no TikTok em 2020 e 2021, essa música com guitarras bem agitadas e uma técnica vocal potente do vocalista da banda Måneskin, Damiano David, é um cover de uma música lançada há quase 60 anos. A versão original de Beggin' pertence a Frankie Valli and The Four Seasons e foi lançada em 1967.
Em comparação com a versão dos anos 60, a versão de Måneskin deu um toque rock moderno para uma música que originalmente é um típico soul.
Versão original de Beggin'
Muitos podem dizer que a primeira versão dessa música é de Engenheiros do Hawaii, lançada em 1999, outros vão discordar, dizendo que é uma banda dos anos 1960, Os Incríveis, e que a música foi lançada em 1967. Mas acontece que a versão original dessa música é italiana. Ela foi lançada em 1967 pelo cantor italiano Giani Morandi e tem como nome original C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones.
Versão original de C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones
Comentários
Postar um comentário