Pular para o conteúdo principal

10 músicas que na verdade são covers

 Alô, pessoas!
Covers de músicas são versões de músicas que um primeiro artista gravou e um outro artista regravou cantando de um jeito diferente em sua voz. É muito comum encontrarmos covers e, algumas vezes, é perceptível saber que é um cover, mas outras vezes, quando é gravado por um artista e essa versão faz mais sucesso que a versão original, dificilmente alguém conhece a versão original. Quando o cover faz mais sucesso que a versão original, há alguma confusão sobre qual é a versão original e a resposta geralmente é chocante.
Prepare-se para conhecer alguns covers que ficaram mais famosos que suas versões originais e que conseguiram confundir muitas pessoas.
Vamos lá!

Foto: Freepik

10- Please Mr. Postman 
Um clássico do segundo disco dos Beatles, With The Beatles, de 1963, na verdade é um cover. A banda gostava muito das músicas vindas dos Estados Unidos e algumas músicas dos primeiros discos lançados pelos Beatles são covers de músicas estadunidenses. 
A versão original de Please Mr. Postman é do grupo feminino The Marvelettes e foi lançada em 1961. A música marca a estreia do grupo e dois anos depois os Beatles regravam para o segundo disco.
Versão original de Please Mr. Postman
 
9- Girls Just Wanna Have Fun
Uma música atemporal que faz sucesso pelas redes sociais e pela memória de quem foi jovem nos anos 1980 não é de Cyndi Lauper. A versão lançada pela cantora em 1983 é um cover do cantor Robert Hazard, que gravou a música pela primeira vez em 1979, ao lado de sua banda The Heroes, quatro anos antes de Lauper lançar sua versão.
A princípio foi apresentada a música para Cyndi Lauper, mas ela não gostou da ideia, porque ia contra alguns de seus princípios. Para a alegria de muitas gerações, a cantora acabou aceitando a proposta, fez alterações na letra de Hazard na intenção de dar à música um olhar feminino e regravou o que seria um clássico da música pop.
Versão original de Girls Just Wanna Have Fun

8- Primeiros Erros 
O ano é 2000 e Capital Inicial eterniza Primeiros Erros na gravação do Acústico MTV. Essa é uma música que não pode faltar nos shows ao vivo do banda e que também é um cover. As pessoas que viveram a época talvez se lembrem de que a versão original é de Kiko Zambianchi, mas fãs mais recentes de Capital Inicial já pensaram pelo menos uma vez que Primeiros Erros era da banda. 
A música foi lançada pela primeira vez em 1985 por Kiko Zambianchi, mas o vocalista da banda Dinho Ouro Preto dá os devidos créditos ao autor da música na versão do Acústico MTV.
Versão original de Primeiros Erros

7- I Love Rock 'n Roll
Miley Cyrus? Britney Spears? Joan Jett? Quem fez o primeiro sucesso?
O ano é 1981, Joan Jett estava construindo sua fama após sua antiga banda The Runaways terminar e lançou um dos maiores clássicos do rock já como Joan Jett and The Blackhearts. A música fez tanto sucesso na sua voz que muitos acreditavam que a música fosse realmente dela, mas na verdade é um cover de The Arrows, uma banda inglesa-americana que lançou I Love Rock 'n Roll em 1976, cinco anos antes de Joan Jett.
Versão original de I Love Rock 'n Roll

6- Tainded Love 
Um sucesso momentâneo do TikTok em 2021 e um hit de 1981, da dupla britânica Soft Cell, é um cover de uma música lançada quase 20 anos antes da versão oitentista. Em 1964 a cantora estadunidense Gloria Jones gravou a primeira versão de Tainded Love ao estilo soul.
Versão original de Tainded Love
5- O Passageiro 
Em 1991, com o disco Eletricidade, Capital Inicial lançou a música O Passageiro, que depois entrou no Acústico MTV da banda em 2000. O interessante dessa música é que ela não oculta o autor original, que no caso é Iggy Pop. A versão original, The Passenger, foi lançada em 1977 no disco Lust For Life, e o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, achou que seria uma boa ideia regravar a música do cantor estadunidense, uma vez que percebeu que ele podia fazer uma tradução quase literal e que ficaria sonoro sem mudar a ideia da música original.
Versão original de The Passenger

4- Querem meu sangue 
É uma questão bastante interessante. Duas grandes bandas brasileiras gravaram suas versões e a versão original é de um cantor jamaicano. The Harder They Come, de Jimmy Cliff, foi a inspiração para a música Querem meu sangue, do disco Titãs, disco de estreia da banda Titãs, lançado em 1984. Dez anos depois a banda Cidade Negra gravou sua própria versão da música, o que acabou fazendo mais sucesso no Brasil, na versão de 1994, do que na versão de 1984 e da versão original de 1972.
The Harder They Come é uma música que faz parte da trilha sonora do filme jamaicano de mesmo nome, conhecido por Balada Sangrenta no Brasil. Estrelado por Jimmy Cliff e dirigido por Perry Henzell, o drama foi um dos responsáveis por popularizar o reggae no mundo e impulsionar a carreira de Jimmy Cliff, que já era grande na época.
Versão original de The Harder They Come


3- O Astronauta de Mármore
Em meio a grandes sucessos nas rádios em 1989, destaca-se O Astronauta de Mármore, da banda Nenhum de Nós. Para além de uma tradução da música Starman, de David Bowie, lançada em 1972, O Astronauta de Mármore é, também, uma homenagem ao cantor e ao alter ego criado por Bowie, Ziggy Stardust. A música possui vários simbolismos que nos levam a lembrar de David Bowie, Ziggy Stardust e da tradução literal da versão original.
 
Versão original de Starman
2- Beggin' 
Sucesso nas rádios e no TikTok em 2020 e 2021, essa música com guitarras bem agitadas e uma técnica vocal potente do vocalista da banda Måneskin, Damiano David, é um cover de uma música lançada há quase 60 anos. A versão original de Beggin' pertence a Frankie Valli and The Four Seasons e foi lançada em 1967.
Em comparação com a versão dos anos 60, a versão de Måneskin deu um toque rock moderno para uma música que originalmente é um típico soul.
Versão original de Beggin'

Muitos podem dizer que a primeira versão dessa música é de Engenheiros do Hawaii, lançada em 1999, outros vão discordar, dizendo que é uma banda dos anos 1960, Os Incríveis, e que a música foi lançada em 1967. Mas acontece que a versão original dessa música é italiana. Ela foi lançada em 1967 pelo cantor italiano Giani Morandi e tem como nome original C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones. 
Versão original de C'Era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um indivíduo. Enquan

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso, faz

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à natureza