Alô, pessoas!
Quando o termo ''Invasão Britânica'' é empregado, estamos falando de um fenômeno musical, mais precisamente de um fenômeno de música oriunda do Reino Unido que começou a fazer sucesso primeiro nos Estados Unidos e posteriormente em outros países do continente americano e do mundo na década de 1960. Fenômeno esse que começou com a ida dos Beatles aos Estados Unidos em 1964 e foi responsável por mostrar ao mundo bandas e artistas britânicos que estavam entrando em ascensão. A princípio, para entender o que foi a Invasão Britânica, é importante entender o porquê ela começou do jeito que começou e a razão para isso ser possível especificamente quando os Beatles pisaram os pés em solo estadunidense, embora já fossem conhecidos em alguns países europeus.
The Bealtes, The Rolling Stones, The Zombies, The Police, U2, Adele, Duran Duran e Sam Smith. Foto: edição
O rock surgiu no final dos anos 1940 nos Estados Unidos e se popularizou entre os jovens da época por ser um símbolo de rebeldia e originalidade. Esse gênero ficou famoso no mundo inteiro ainda nos anos 1950 por causa de artistas como Chuck Berry, Elvis Presley, Jimmy Preston e Little Richard. Enquanto isso, na Inglaterra, o rock vindo dos Estados Unidos também fazia sucesso entre os jovens e isso influenciou muitos músicos a tentarem se arriscar na carreira musical com um rock ao estilo estadunidense, mas a maioria dos jovens que tentavam fazer rock acabavam se inspirando demais em sucessos americanos, com cabelos e timbres ao estilo do Elvis Presley, como é o caso de Cliff Richard and The Shadows.
Summer Holiday, de Cliff Richard
Em março de 1963, os Beatles lançaram seu primeiro disco: Please Please Me, que rendeu uma fama considerável e digna de mais e mais lançamentos ao longo do ano. Os Beatles gostavam muito do rock estadunidense e o foco da banda era os Estados Unidos, assim criavam músicas pensando nesse mercado. Ainda em 1963 lançaram o segundo disco With The Beatles e compactos como From Me To You, She Loves You e I Want To Hold Your Hand. Em novembro de 1963, quando o termo ''beatlemania'' foi citado pela primeira vez no jornal londrino Daily Mirror, os Beatles já eram muito famosos no Reino Unido, mas ainda não tinham conquistado os Estados Unidos. O lançamento de I Want To Hold Your Hand nas rádios dos Estados Unidos foi o que iniciou o processo da Invasão Britânica.
Os Beatles foram convidados para ir aos Estados Unidos para uma participação no The Ed Sulivan Show, em fevereiro de 1964 e foi a partir daí que o sucesso da banda começou a chamar atenção para outras bandas britânicas que estavam começando a fazer sucesso no Reino Unido e planejavam alcançar os Estados Unidos da mesma forma. Assim, bandas como The Rolling Stones, The Who, The Animals, The Kinks, The Dave Clark Five, Gerry & The Pacemakers, Pink Floyd, Led Zeppelin e muitos outros começaram a fazer sucesso não apenas nos Estados Unidos, como também em vários países do mundo ao longo da década de 1960.
Os Beatles cantando I Want To Hold Your Hand no The Ed Sulivan Show, em 1964
Diversas bandas vieram a partir daí. A Invasão Britânica conseguiu se misturar com rock e outros estilos musicais estadunidenses, influenciando cantores e bandas da época. Um exemplo é Bob Dylan que influenciou os Beatles da mesma forma que os Beatles influenciaram Bob Dylan; assim eles trocaram técnicas e estilos que ficaram presentes em seus lançamentos seguintes. Além disso, muitas bandas com rapazes jovens, cabelos ao estilo Beatles e músicas alegres e envolventes começaram a surgir nos Estados Unidos, das quais vale citar The Monkees, uma banda criada para um programa de mesmo nome em 1966. O programa The Monkees foi inspirado no filme dos Beatles A Hard Day's Night (1964), no auge da Beatlemania.
Conforme a contracultura crescia, a música como um todo ia evoluindo e criando novos estilos, como o rock psicodélico na segunda metade da década de 1960 e o punk-rock no início da década de 1970. Em uma época pós-Beatlemania, as bandas e os cantores britânicos ainda mantiveram seu foco em alcançar seu sucesso nos Estados Unidos, então grandes artistas e personalidades do rock conquistaram rádios, televisões e corações com músicas, hábitos e estilo de roupas.
Com a popularização dos estilos New Wave e New Romantic na segunda metade da década de 1970, novos artistas foram surgindo e alcançando popularidade nos Estados Unidos novamente. Bandas como Duran Duran, U2, The Police, Dire Straits, The Smiths e entre outas começaram a alcançar e se manterem em posições altas nas rádios estadunidenses. Além disso, a criação da MTV (Music Televison) em 1981 contribuiu para que esse sucesso se mantivesse por algum tempo devido aos vários clipes musicais britânicos que o canal de televisão transmitia para preencher espaço na programação de 24 horas por dia com apenas clipes musicais e relacionados.
O primeiro clipe a ser transmitido no canal foi Video Killed The Radio Star, do duo britânico The Buggles, sendo um marco para o cenário musical da época, abrindo espaço para os novos gêneros musicais que misturavam pop com rock. Assim, com fato de mostrarem clipes musicais vindos do Reino Unido, a fama era inevitável. A imprensa classificou essa popularidade como a ''Segunda Invasão Britânica''.
O termo ''invasão britânica'' é popularmente utilizado para definir a popularidade da cultura britânica, sobretudo da música britânica, no mundo inteiro. Desde o começo de tudo, no início da década de 1960, até hoje a popularidade de artistas britânicos no mundo todo vem moldando novos estilos de fazer música. De Beatles e Rolling Stones à Sam Smith e Adele, a Invasão Britânica é um fenômeno cultural que conquista muitas pessoas até hoje
Comentários
Postar um comentário